Saltar para o conteúdo

Aqva More. A inovação contra o desperdício de água

Quantos litros de água são desperdiçados todos os dias enquanto se espera que o banho aqueça? Ao não encontrar qualquer solução para este problema, João Guerreiro decidiu criá-la. E assim nasceu o Aqva More, projeto apoiado pela incubadora do Tagus Park prestes a chegar ao mercado.

in: Revista Vale, (distribuída com jornal Público), 19 junho 2021

Pequeno, acessível, fácil de instalar e de impacto imediato. O Aqva More é uma inovação portuguesa, premiada, que evita o desperdício de muitos litros de água que diariamente ocorre em milhões de casas. Falamos de um «recirculador» que só deixa sair a água da torneira quando ela está à temperatura certa. O equipamento, com a eletrónica, embalagem e montagem feita em Portugal, está prestes a chegar ao mercado.

Por detrás do Aqva More estão João Guerreiro e João Rosa. A história da empresa conta-se em poucas palavras: Guerreiro trabalhava em televisão e certo dia num programa falava-se de economia da água e de truques para economizar — como ter uma garrafa no autoclismo para não encher até ao máximo. Mas o maior desperdício não está aqui. Antes na tal espera pela água quente.

“Pensei que devia haver alguma forma de reter aquela água na circulação”, conta João Guerreiro. E como não existia, não parou até a criar. “Comecei a fazer esboço do que podia ser a máquina e chegou uma altura em que decidi avançar, criou-se a empresa, registou-se a patente e as coisas foram crescendo…”, sintetiza. João Rosa trouxe para a empresa a sua experiência em certificação energética e com produtos dentro desta gama. Mas também o apoio da incubadora do Tagus Park foi essencial. “Somos muito bem tratados, tem excelentes condições de trabalho e a incubadora significa ter acesso a uma enorme rede de entreajuda e de apoio, com pessoas fantásticas.”

A poupança de milhares de litros de água com este sistema, dizem, faz com que além da componente ambiental, também haja um importante ganho económico. O Aqva More permitirá recuperar o investimento num prazo de dois a sete anos segundo os gestores, dependendo do nível de consumo doméstico e do preço da água em cada região. E os ganhos económicos não se cingem ao consumidor, já que também o fornecedor sai beneficiado. “Considerando 10 milhões de pessoas e uma média de 10 litros de desperdício por dia, são 100 mil metros cúbicos pagos no contador e na ETAR de desperdício. São 100 mil metros cúbicos de esforço da sociedade desperdiçados”, calcula João Guerreiro.

O Aqva More conta hoje com mais de 500 encomendas e os seus criadores estão nesta altura a ultimar o processo de produção em massa. Vão começar a aceitar mais reservas já este mês tanto através do site (https://aqvamore.com/), como noutras lojas online ligadas ao ambiente. O Aqva More é um conjunto de dois aparelhos pequenos, fáceis de instalar. Só precisam de estar ligados às tubagens e configurar a temperatura a partir da qual a água pode começar a sair da torneira. O preço será de 277 euros.

Comentar

Please log in using one of these methods to post your comment:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: