No dia em que passam 30 anos da morte de Zeca Afonso, hora de recordar a reportagem e o vídeo da última vez que o “músico, poeta, nome da revolução” subiu ao palco em Lisboa, em janeiro de 1983, momento que antecedeu o seu último concerto de todos – no Porto, em maio do mesmo ano.
A reportagem do Diário de Lisboa:
“Felizes os que puderam encontrar, a tempo, meios para ignorarem o frustrante letreiro que desde há dias informava à entrada do Coliseu: “Espectáculo José Afonso – Lotação Esgotada”. Os outros, os ‘sem bilhete’, faziam sábado tentativas de última hora, suplicando a amigos e desconhecidos para poderem entrar. Em vão: a poucos minutos do início do espectáculo, continuavam cá fora, carpindo mágoas, habituando-se mal à ideia de que estariam ausentes de um encontro com aquele que tantas vezes animara ‘a malta’ com as suas canções. (…)”
Nome : Filipe Paiva Cardoso || E-mail: paiva.cardoso@gmail.com || Formação --> Mestrando em História Antiga; Licenciatura em História; Licenciatura em Comunicação Social || Publicações académicas: “Temístocles: Apogeu e Ostracismo. As duas faces da mesma moeda”, em: http://revistas.ufpr.br/clio/article/view/43610 ; [Recensão a] Adele Reinhartz (2013), “Bible and Cinema – An Introduction”, em: https://impactum.uc.pt/en/node/121187 || Outras formações: Atelier de Imprensa pelo Cenjor, Curso “As Revoluções Contemporâneas: do século XVIII a 1917“ || Experiência profissional: Jornalista no semanário “O Independente”; Jornalista no “Jornal de Negócios”; Jornalista no “Jornal i”; Jornalista no “Dinheiro Vivo”, “Diário de Notícias” e “Jornal de Notícias”; Adjunto no gabinete da secretaria de Estado da Indústria; Jornalista no “Eco – Economia Online“
Ver todos os artigos por fpcardoso