Ryanair vai voar para a Terceira com duas ligações ao Porto e quatro a Lisboa
Voos arrancam já em dezembro, com duas ligações semanais do Porto, às terças e sábados, e quatro de Lisboa, às segundas, quartas, sextas e domingos
in: Dinheiro Vivo, 6 setembro 2016
O Ministério da Economia acaba de confirmar que a companhia aérea Ryanair vai lançar ligações aéreas para Terceira, a segunda ilha mais habitada dos Açores, a partir de dezembro. A secretária de Estado do Turismo, Ana Mendes Godinho, estará esta tarde em Angra do Heroísmo na apresentação oficial das mesmas.
A intenção da transportadora aérea irlandesa é avançar já com os voos em dezembro, oferecendo ligações low cost entre a Terceira e as duas maiores cidades de Portugal Continental. De Lisboa serão quatro ligações semanais, às segundas, quartas, sextas e domingos. Já as duas frequências semanais para o Porto serão às terças e sábados, segundo as reservas já disponíveis no site da empresa. Os preços serão de 19,99 euros por trajeto.
A conferência de hoje deverá contar com o diretor de desenvolvimento da companhia aérea, Niall O’Connor e espera-se que seja anunciada a data de início dos voos da empresa Irlandesa para a ilha Terceira. Depois das companhias aéreas “low cost” começarem a voar para a Madeira e para São Miguel, nos Açores, estas ilhas passaram a ser um dos locais mais visitados do país.
A Ryanair esteve nos últimos dias a recrutar em Portugal através da Crewlink, que veio ao país selecionar assistentes e comissários de bordo para os cursos da Ryanair.
Depois da passagem pelos Açores, Ana Mendes Godinho segue quarta-feira até à Madeira, onde estará presente no lançamento da campanha de turismo interno da região.
Plano de Revitalização
A dinamização turística da ilha Terceira foi um dos compromissos assumidos entre os governos da Região Autónoma dos Açores e da República para revitalizar a economia local, muito afetada pelo enorme revés da redução significativa da presença de militares e civis norte-americanos na base das Lajes.
Segundo o Ministério do Planeamento, a certificação da base das Lajes para aeroporto civil, a disponibilização de meios para a descontaminação de solos e águas do terreno envolvente e, por fim, “promover um programa de dinamização turística, através do Turismo de Portugal, desenhado em colaboração com o Governo Regional dos Açores” são os grandes pilares deste plano.
Neste último ponto, detalha a tutela, “serão iniciadas, já a partir do próximo Inverno IATA 2016/2017, novas ligações aéreas semanais à Ilha Terceira, através de operações low cost, com duas frequências semanais a partir do Porto e quatro de Lisboa”.