Skip to content

Banco de Portugal já recebeu comunicação da compra do Efisa e avalia Relvas

Banco de Portugal já recebeu comunicação formal da compra do Efisa pela Pivot e vai agora avaliar idoneidade de Miguel Relvas e restantes acionistas

in: Dinheiro Vivo, 26 maio 2016

O Banco de Portugal só recebeu nos últimos dias a comunicação formal da aquisição pela Pivot SGPS do Efisa, banco de investimento ex-BPN. Assim, só agora é que o banco central irá iniciar os procedimentos para avaliar a idoneidade de Miguel Relvas. O ex-ministro do governo PSD/CDS é um dos acionistas da Pivot SGPS.

Em janeiro último, foi noticiado que o BdP já tinha em sua posse a lista de potenciais investidores da Pivot e que iria então avançar com os processos para emitir o parecer obrigatório sobre estes responsáveis. A compra do Efisa foi acordada no final de julho de 2015.

A entrada de Miguel Relvas neste conjunto de investidores que vai comprar o ex-banco de investimento do BPN suscitou de imediato polémica, com o PS a questionar em abril deste ano, e através do Parlamento, se o BdP já teria certificado a idoneidade dos responsáveis da Pivot, questionando diretamente sobre a avaliação dada ao ex-ministro.

A resposta do banco central aos socialistas chegou já no final da última semana, a 19 de maio. E desde então ficou desatualizada. Na resposta, o BdP aponta não ter recebido até aquele dia “qualquer comunicação formal relativa à aquisição, direta ou indireta, por parte da Pivo ou de Miguel Relvas” de uma participação no Efisa.

Mas tudo mudou nos últimos dias: Ao que o Dinheiro Vivo conseguiu apurar, a comunicação formal da compra do Efisa pela Pivot chegou ao supervisor nos últimos dias e este irá agora avaliar o negócio e a idoneidade dos envolvidos, para remeter ao Banco Central Europeu uma proposta de decisão.

O Efisa foi adquirido pela sociedade Pivot por valores que rondam os 38 milhões de euros, tendo o acordo sido fechado em julho de 2015 conforme anunciou a Parparticipadas, uma das sociedades “Par” criadas para ficar com os ativos tóxicos do BPN. O fecho da operação aconteceu em outubro de 2015.

Anúncios

Comentar

Please log in using one of these methods to post your comment:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: