Saltar para o conteúdo

Fitch baixa rating do Montepio para “altamente especulativo”

“A redução do rating do Montepio reflete a incapacidade do banco, à data, de dar a volta à rentabilidade muito fraca do negócio bancário”, diz a Fitch

in: Dinheiro Vivo, 12 maio 2016

A Fitch decidiu esta quinta-feira baixar o rating atribuído à Caixa Económica Montepio Geral para “B” do anterior “B+”, reafirmando as avaliações das restantes instituições bancárias presentes em Portugal como a Caixa Geral de Depósitos, o Millennium bcp e o Santander Totta. A agência de Rating colocou ainda as perspetivas para todos estes bancos em “estáveis”.

“A redução do rating do Montepio reflete a incapacidade do banco, à data, de dar a volta à rentabilidade muito fraca do seu negócio bancário, e a necessidade de receber capital da Associação Mutualista para compensar as perdas líquidas acumuladas desde 2013”, justifica a Fitch sobre o ‘downgrade’ do Montepio para “B”.

O comunicado desta agência explica ainda “que na opinião da Fitch, o Montepio falhou em atingir os seus objetivos financeiros e está a ser muito afetado por um ambiente operacional muito desafiante”. De acordo com a agência, os indicadores de qualidade dos ativos do Montepio “são fracos” e o Montepio está a sofrer uma deterioração nos créditos em risco face ao total de créditos (CaR/loans ratio) de 12% em 2014 para 14,3% no final de 2015.

Na análise específica à Caixa Económica Montepio, a Fitch aponta ainda um risco de mercado elevado para a instituição, “oriundo da exposição a ativos não disponíveis”, apontando que “apesar da injeção de capital” feito pela Associação Mutualista “a base de capital continua muito exposta”.

Ratings do Montepio

O Montepio entretanto enviou um comunicado à Comissão do Mercado dos Valores Mobiliários dando conta das alterações promovidas pela Fitch, apontando que esta agência “reafirmou o senior unsecured debt short-term rating em B”, atribuindo a mesma nota de B ao “senior unsecured long-term rating, com perspetiva de ‘Estável’”.

Já o ‘downgrade’ do Montepio de “B+” para “B” agora anunciado pela Fitch visou o estatuto de emitente do banco (IDR). No final desta peça pode encontrar todas as alterações da Fitch aos diferentes ratings do Montepio.

No mesmo comunicado à CMVM, o Montepio recorda ainda que também a DBRS decidiu recentemente alterar a notação das obrigações da Caixa Económica Montepio de AA para AA+, tendo a Moodys procedido igualmente a “uma revisão em alta das notações atribuídas” a estas obrigações titularizadas de crédito à habitação.

O Montepio divulgou entretanto os seus resultados trimestrais também em comunicado à CMVM, tendo registado prejuízos de quase 20 milhões até Março

O que significa “B” para a Fitch?

De acordo com a explicação da Fitch Rating para os seus critérios de rating, uma avaliação “B” entra na categoria de títulos “altamente especulativos” e “indica que há riscos materiais de ‘default’ ainda que exista ainda uma margem limitada de segurança. Os compromissos financeiros estão atualmente a ser cumpridos. Contudo, a capacidade para prosseguir com os pagamentos está vulnerável à deterioração do negócio ou das condições económicas”.

A Fitch Ratings decidiu ainda manter as avaliações anteriores da CGD e do BCP em “BB-“, continuando estes bancos próximos de cair para o nível “altamente especulativo”. Já o Santander Totta permanece em “BBB”, que implica uma “boa qualidade de crédito”. As perspetivas para todas as instituições são “estáveis”.

No caso específico do Montepio, a Fitch justifica a perspetiva “estável” com o facto da “base de capital do banco” ainda providenciar alguma almofada financeira enquanto este “trabalha ativamente para melhorar a fraca rentabilidade do negócio” e reduzir a “alta exposição ao mercado imobiliário”. Contudo, “algum contratempo neste processo colocará o ‘rating’ sobre pressão”.

Todas as alterações da Fitch aos ratings do Montepio:

Long-Term IDR: downgraded to ‘B’ from ‘B+’; Outlook Stable Short-Term IDR: affirmed at ‘B’ Viability Rating: downgraded to ‘b’ from ‘b+’ Support Rating: affirmed at ‘5’ Support Rating Floor: affirmed at ‘No Floor’ Senior unsecured debt Long-Term rating downgraded to ‘B’/’RR4’ from ‘B+’/’RR4’ Senior unsecured debt Short-Term rating affirmed at ‘B’

Anúncios

Comentar

Please log in using one of these methods to post your comment:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: