Skip to content

Código da Estrada. Multas cobradas até outubro já superam previsão para todo o ano

O governo previa um crescimento de 19% nas receitas com multas do código da estrada em 2015, para 65 milhões. Só até outubro encaixe já supera os 75 milhões

O Estado encaixou 76,2 milhões de euros com multas do código da estrada entre Janeiro e Outubro de 2015, um valor que representa um crescimento de 38,8% face ao mesmo período de 2014, segundo dados esta quarta-feira divulgados pela direção-geral do Orçamento no boletim de execução orçamental.

Nos primeiros dez meses do ano passado, as multas relativas a violações do código da estrada tinham originado receitas de 54,9 milhões de euros para as contas públicas, qualquer coisa como 5,5 milhões de euros por mês – valor que este ano subiu até 7,6 milhões de euros mensais.

A aceleração do ritmo de cobrança destas multas ao longo de 2015 tem sido de tal forma expressivo, que até ao final de outubro o Estado já tinha encaixado mais do que o previsto para a totalidade do ano. Segundo o OE2015, o governo PSD/CDS estimava que as receitas resultantes de multas do código da estrada aumentassem 19,3% ao longo de 2015, resultando numa receita anual de 65,5 milhões de euros.

Porém, e só entre janeiro e outubro, o crescimento na cobrança das multas foi de 38,8%, uma subida suficiente para que, em apenas dez meses, o Estado já tenha encaixado mais do que o previsto para todo o ano: as receitas de 76,2 milhões de euros obtidas com multas representam 117% do total orçamentado para todo o ano de 2015.

in: “Dinheiro Vivo”, 25 novembro 2015

Anúncios

Comentar

Please log in using one of these methods to post your comment:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: