Saltar para o conteúdo

Outubro de 1885 – 130 anos do Elevador da Glória

elevador - selosO Elevador da Glória, o segundo a surgir em Lisboa, depois do Elevador do Lavra (Abril de 1884), começou a ser construído em 1883 tendo sido inaugurado a 24 de Outubro de 1885. O avanço da obra levou a alguns protestos por alguma da população local, como “o dono de um picadeiro vizinho que, temendo que o bulício das obras prejudicasse o sistema nervoso dos seus cavalos, tentou por todos os meios ao seu alcance impedir a sua realização”, conforme dá conta Jaime Fragoso de Almeida, em “Elevadores, Ascensores e Funiculares de Portugal”.

“Se os elevadores de Lisboa tivessem alcunha, o da Calçada da Glória seria sem dúvida o ‘Desejado’. Na verdade, tornava-se urgente arranjar um transporte que estabelecesse a ligação entre a zona baixa de Lisboa e S. Pedro de Alcântara e Bairro Alto, ou seja, unir dois dos pontos mais importantes da capital”, acrescenta o mesmo autor.

“Vencidos os problemas mencionados e os outros, sempre habituais, provocados pelos atrasos na entrega de materiais, avarias, etc…, chegou finalmente o dia de 24 de Outubro de 1885, a almejada data da inauguração! Par o povo de Lisboa, o elevador como meio de transporte, não era propriamente uma novidade (…) mas, mesmo assim, os curiosos por estas coisas acudiram em grande número, dispersando-se ao longo das grades do jardim de S. Pedro.”

Anualmente transporta cerca de 1,2 milhões de pessoas no percurso de 275 metros e cuja inclinação atinge os 18% percorridos em cerca de dois minutos. Foi electrificado em 1914, ganhando então o aspecto que ainda hoje lhe reconhecemos. Porém, e se viajássemos para o período entre 1885 e 1914, encontraríamos este Glória:

Desenho de J. Cristiano, in "O Ocidente", 11 Novembro 1855

Desenho de J. Cristiano, in “O Ocidente”, 11 Novembro 1855

Informações úteis sobre Elevador da Glória:

Percurso: Praça dos Restauradores – S. Pedro de Alcântara (Bairro Alto)

Horário de Funcionamento:
2ª a 5ª feira: 7:15 – 23:55 horas
6ª feira: 7:15 – 00:25 horas
sábado: 8:45 – 00:25 horas
domingo e feriado: 9:15 – 23:55 horas
Horário em versão pdf:
Anúncios

Comentar

Please log in using one of these methods to post your comment:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: