Saltar para o conteúdo

CFO da PT recoloca ónus em Granadeiro e diz-se enganado

“PT foi enganada e defraudada pelos Espírito Santo”

Luís Pacheco de Melo, administrador financeiro da Portugal Telecom, recolocou ontem o ónus do empréstimo da PT à Rioforte sobre Henrique Granadeiro. Mas a audição de ontem na comissão de inquérito à gestão de BES acabou por ser mais um episódio do teatro de sombras que os diferentes responsáveis da PT parecem jogar.

Se na quarta-feira Henrique Granadeiro, ex-chairman da PT, assumiu a responsabilidade sobre 200 dos 897 milhões de euros emprestados à Rioforte, empurrando a responsabilidade dos restantes 697 milhões em Zeinal Bava, agora Pacheco de Melo fez o inverso: “A decisão de investimento é na minha opinião de Henrique Granadeiro que me pede para ir ao BES tratar dessa aplicação”, disse aos deputados ao longo da sessão de ontem. Em causa a transferência de uma aplicação de 750 milhões da ESI para a Rioforte.

Por outro lado, Pacheco de Melo confirmou que Morais Pires (CFO do BES) lhe comunicou que o investimento em questão teria sido combinado entre Ricardo Salgado, Henrique Granadeiro e Zeinal Bava – confirmando o que consta da auditoria da Price. Sobre as declarações de Henrique Granadeiro à mesma comissão, de estar convicto de que Zeinal Bava sabia dos investimentos na Rioforte até porque esteve em roadshow com Pacheco de Melo, o ainda administrador da PT Portugal admitiu que falou da tesouraria da PT com Bava e ter referido “a operação Espírito Santo, mas eram operações normais”, pelo que não foram discutidas. Recusou no entanto ter falado da Rioforte.

Sobre o default em si, Pacheco de Melo salientou estar “convicto que a PT, eu e o seu presidente e os trabalhadores, fomos enganados e defraudados pelos Espíritos Santos”.

in: Jornal i, 6 Março 2015

Comentar

Please log in using one of these methods to post your comment:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: