Saltar para o conteúdo

BPI. Administração chumba OPA e diz que preço devia ser 70% superior

CA liderado por Ulrich avalia BPI em mais 1,35 mil milhões

O conselho de administração (CA) do BPI recomendou ontem aos accionistas que recusem a oferta pública de aquisição (OPA) apresentada pelo Caixabank. “O CA entende que o preço de 1,329 euros por acção […] não reflecte o valor actual do BPI, pelo que não recomenda aos seus accionistas que aceitem aquela oferta”, refere o relatório do CA do BPI sobre a OPA.

Segundo os cálculos da administração do BPI presentes no relatório entregue à CMVM, o o valor rondará os 2,04 deverá ser adicionado o valor resultante da partilha (50/50) das sinergias anunciadas pelo oferente, correspondente a 0,22 .

A equipa de gestão do BPI aponta assim que o Caixabank deveria pôr em cima da mesa uma oferta de 2,26 euros por acção, mais 70,1% que o preço proposto pelos espanhóis: ou seja, se a OPA avalia 100% do capital do BPI em 1,93 mil milhões de euros, a administração do banco coloca a fasquia nos 3,29 mil milhões de euros. O Caixabank controla actualmente 44,3% do capital do BPI e sofre assim novo revés na OPA, depois de também Isabel dos Santos se ter manifestado contra a mesma – a empresária angolana detém 18,6% do capital.

A administração do BPI refere ainda que o preço de 1,329 preço das acções do banco nos últimos seis meses, não incluindo por isso qualquer prémio.

Apesar de aprovado pela maioria dos administradores, quatro destes chumbaram o mesmo, incluindo o representante de Isabel dos Santos. Os administradores do Caixabank no BPI não participaram na decisão pelo conflito de interesses que tal representaria.

in: Jornal i, 6 Março 2015

Comentar

Please log in using one of these methods to post your comment:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: