Saltar para o conteúdo

Cerveja. Exportação e turismo salvam produtores nacionais

Associação de produtores de cerveja defende que se deve fazer cumprir a lei antes de a mudar

O mercado português consumiu menos 3,5% de cerveja em 2014, segundo os dados ontem revelados pelo presidente da Associação Portuguesa de Produtores de Cerveja (APCV). De acordo com João Abecasis, a queda de consumo, justificada pela associação com o Verão menos solarengo que o desejado, foi compensada não só pelo aumento das exportações de cerveja como pelo aumento do consumo por parte de turistas em Portugal.

“Mesmo sem Verão, a queda acabou por ser ligeira, longe do que se viu em 2012 ou 2013, com o canal Horeca [cafés, restaurantes ou hotéis] a sofrer menos, graças ao bom fluxo turístico do país”, referiu Abecassis ao i. Para o líder da APCV, 2014 foi mais um ano marcado pela “resiliência” do sector produtor de cerveja que, “ano após ano, tem enfrentado vários desafios em Portugal, que foram “obrigando o sector a renovar-se e a ficar mais dinâmico”, reflectiu ainda.

Em relação às leis sobre o consumo de álcool em Portugal, de novo em debate, João Abecasis defende que antes de se pensar em mudar a lei devia apostar-se em fazer-se cumprir a que existe. “Seja qual for a lei é preciso cumpri-la e parece que isso não ocorre”, criticou o dirigente da associação.

Apesar da venda de menos 192 mil hectolitros de cerveja em 2014, a produção total aumentou 0,7%, para 7,3 milhões de hectolitros, com a produção de malte nacional a subir 3,8%, para 74 mil toneladas. As subidas foram puxadas pelas exportações, que subiram 4,6% para 2,6 milhões de hectolitros. João Abecasis avançou ainda ao i que a APCV vai apresentar este trimestre uma queixa em Bruxelas contra a discriminação fiscal entre o vinho e a cerveja no imposto especial sobre consumo.

in: Jornal i, 13 Fevereiro 2015

Comentar

Please log in using one of these methods to post your comment:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: