Skip to content

UE. Quanto mais PPP, mais endividados estão os países

Portugal e Grécia lideram nos custos com PPP: 5,1% e 6,5% do PIB, respectivamente

O Eurostat divulgou ontem pela primeira vez o apanhado dos diferentes encargos que os países europeus têm com parcerias público-privadas (PPP). Grécia e Portugal lideram a tabela como os países mais generosos neste tipo de negócios: os residentes na Grécia vêem o equivalente a 6,58% do PIB voar para as PPP e os portugueses 5,12%.

Dos dados divulgados ontem pelo Eurostat retira-se uma curiosidade: os governos que mais dinheiro gastam em PPP são Grécia, Portugal, Chipre (4,85% do PIB), Irlanda (2,18%) e Hungria (2,18%), tudo países que, de uma forma ou de outra, acabaram nas mãos da troika ou do FMI, e que apresentam hoje os mais altos rácios de endividamento público, todos acima dos 100% do PIB, à excepção dos húngaros, os quintos com mais encargos ao nível das PPP. A dívida portuguesa estava nos 128%, a grega em 174,9%, a cipriota em 102,2% e a irlandesa nos 123,3% – números de 2013, últimos dados anuais existentes e já validados. Em média, os países europeus gastam 0,94% do PIB com as PPP.

Alemanha lidera dívida oculta Além dos encargos de cada país com as parcerias público-privadas – vistos pelo Eurostat como“complexos contratos de longo prazo de concessões a privados pelo governo” –, a entidade estatística europeia avançou com os primeiros dados sobre as dívidas públicas de cada Estado que não estão assumidas no respectivo Orçamento do Estado.

Neste capítulo, cabe à Alemanha o título de campeã, com o Estado a ostentar uma dívida oculta avaliada em mais de 126,6% do PIB, ainda distante da segunda do ranking, a Holanda, com 107,15% do PIB. Nesta tabela, Portugal surge ligeiramente melhor que na anterior,  estando ainda assim nas posições cimeiras: com uma dívida oculta equivalente a 51,79% do PIB, o Estado português apresenta a sexta maior da Europa, logo atrás do Reino Unido, com 60,88%. Destaque também para os 93,3% da Eslovénia e os 64,51% de dívida oculta irlandesa.

Já quanto à economia grega, as empresas públicas deste país não incluídas no respectivo Orçamento do Estado apresentavam, segundo o Eurostat, um total de dívidas avaliadas em 6,82% do PIB

in: Jornal i, 11 Fevereiro 2015

Anúncios

Comentar

Please log in using one of these methods to post your comment:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: