Saltar para o conteúdo

OCDE. Desigualdades nao param de aumentar e afectam crescimento

Os 10% mais ricos em Portugal ganham 9,9 vezes mais que os outros 90%. Na Alemanha, valor é de 6,9 vezes

A Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Económico (OCDE) voltou a alertar para a tendência de longo-prazo de aumento das desigualdades a nível mundial, um dos maiores entraves ao crescimento económico e à resolução da Grande Depressão de que grande parte do globo está a sofrer.

Num relatório divulgado esta madrugada, a organização aponta que a imparável subida das desigualdades é o maior impedimento actual à recuperação das economias. “O maior travão individual ao crescimento actual é o aumento do fosso entre as famílias pobres e da baixa classe média em comparação com o resto da sociedade”, aponta a OCDE no relatório.

“Este estudo mostra que a principal forma como a desigualdade afecta o crescimento é por minar as oportunidades das crianças de enquadramentos socioeconómicos pobres terem acesso a uma boa educação, o que reduz a mobilidade social e limita o desenvolvimento das suas capacidades”, diz a OCDE. Em Portugal, o aumento do abandono de estudantes do ensino universitário à conta das propinas é sintoma disso mesmo.

A OCDE apela assim aos governos que tomem medidas, referindo que “programas contra a pobreza não são suficientes”. A forma mais imediata de combater este flagelo, apontam, “é através das transferências sociais e pelo aumento de acesso a serviços públicos, como o ensino de qualidade, saúde e formação, investimentos essenciais para criar uma maior igualdade de oportunidades a longo-prazo”.

Os dados avançados pela OCDE apontam que em Portugal os 10% mais ricos ganhavam em 2011 o equivalente a 9,9 vezes o que levam para casa os restantes 90% – em 2010 diferença era 9,4 vezes.

in: Jornal i, 9 Dezembro 2014

Anúncios

Comentar

Please log in using one of these methods to post your comment:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: