Saltar para o conteúdo

Tomás Correia. “É normal e totalmente seguro ter créditos sem garantias”

O presidente do Montepio assegurou que auditoria em curso “é de rotina” e apenas para verificar a conformidade das práticas

Tomás Correia, presidente do Montepio Geral (MG) assegurou que a auditoria de que a instituição que lidera está a ser alvo “é de rotina” e que visa apenas “verificar a conformidade das práticas” do MG.

“É apenas uma avaliação de procedimentos através da recolha de uma amostra de créditos concedidos, escolhida pelo Banco de_Portugal, a maioria dos quais créditos à habitação”, disse em entrevista à “TVI”. Tomás Correia disse ainda que os créditos cedidos pelo Montepio ao Grupo Espírito Santo não estão incluídos nesta análise do banco central. “A auditoria foi anunciada a 30 de Outubro de 2013, não há qualquer relação com situação do Espírito Santo.”

Sobre a exposição do Montepio aos problemas da família Espírito Santo, o presidente  da instituição detalhou que esta “não ultrapassa os 200 milhões de euros como chegou a ser referido”, assegurando que os créditos aos Espírito Santo “estão devidamente reportados e são conhecidos: 150 milhões de euros”. Este é um valor que fica assim abaixo dos 165 milhões provisionados pelo MG.

Já sobre os 1 800 milhões de euros em créditos sem garantias que o MG detém em carteira, o presidente da instituição frisou que tal é “totalmente seguro”. “Desafio quem escreveu isso que compare a situação do Montepio em relação às práticas correntes do sistema financeiro”, atirou. “Acha que as grandes empresas dão garantias além do seu balanço? No crédito ao consumo acha que há garantias? Ou nos cartões de crédito?”

Tomás Correia abordou ainda a sequências recente de notícias sobre o MG, garantindo que “a confiança” dos clientes no banco fez com que não tenha existido qualquer actividade anormal na utilização dos balcões da instituição. “Os clientes confiam na instituição e podem estar descansados.”

Por fim, um detalhe: “Sabe como é que soube que vinha ser entrevistado na TVI? Quando vi ontem o Prof. Marcelo a dizer no seu espaço de opinião que vinha cá. E ainda não tinha sido convidado”, contou Correia.

in: Jornal i, 19 Agosto 2014

Anúncios

Comentar

Please log in using one of these methods to post your comment:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: