Saltar para o conteúdo

Europa soma e segue: já vai em 29 trimestres de défices

Dívida e défices não param de crescer. Quo vadis, Europa?

Entre o início de 2007 e o final do primeiro trimestre deste ano passaram 2646 dias, ou, simplificando, 87 meses. E em todo esse período as contas da zona euro e da União Europeia foram constantes: défice, défice e mais défices. Ou seja, dívida, dívida e mais dívida. Logo, impostos, impostos e mais impostos.

O Eurostat publicou ontem dados sobre o défice das contas dos 28, reflectindo sobretudo nos valores consolidados das duas principais divisões em que se parte a União Europeia: os que estão no euro e os que não estão. Apesar da divisão nestes dois blocos, algo os une além do projecto europeu: os défices constantes com que fecharam todos os trimestres desde o início de 2007. Segundo os valores do Eurostat, entre o primeiro trimestre de 2007 e o primeiro trimestre deste ano não houve um único período em que a União Europeia a 28 ou a zona euro viram as contas consolidadas fechar em terreno positivo – com especial destaque ao período entre 2009 e 2010, com os défices trimestrais a chegarem aos 7% e 8% do PIB destes blocos. Os valores dizem respeito a défices ajustados de efeitos sazonais.

Olhando apenas para o último ano, constata-se que a zona euro como um todo passou de um défice de 3,1% no primeiro trimestre de 2013 para 2,7% nos primeiros três meses deste ano – as receitas passaram de 46,6% do PIB para 46,8%, com a despesa a passar de 49,7% para 49,5% no mesmo período. Já na UE28 a evolução no défice foi de 3,4% para 1,9%, com as contas conjuntas dos 28 a mostrarem uma subida nas receitas, de 45,5% do PIB em Março de 2013, para 46,6% em Março último. Já as despesas no conjunto dos 28 caíram de 48,9% do PIB para 48,5% desde o primeiro trimestre do ano passado.

in: Jornal i, 24 Julho 2014

Anúncios

Comentar

Please log in using one of these methods to post your comment:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: