Saltar para o conteúdo

Contágios. Granadeiro não irá para a Oi e PT pode atacar BES

Bava foi o primeiro a demarcar-se. Granadeiro na mira

Zeinal Bava, ex-CEO da PT, foi o primeiro a sacudir a água do capote: jurou aos accionistas da Oi, os seus novos patrões, que nada sabia sobre os investimentos da PT em dívida de curto prazo da família Espírito Santo. O suficiente para ainda hoje estar a passar entre os pingos da chuva.

Assim, recai em Henrique Granadeiro o foco de toda a questão. Segundo o “Económico”, o actual líder da PT já não deverá assumir o cargo de vice-chairman na operadora brasileira que vai absorver a Portugal Telecom. O facto de ter sido Granadeiro a aprovar os investimentos realizados pela PT nos Espírito Santo este ano assim o terá obrigado, com o ónus de toda a situação a ficar com o líder da operadora portuguesa. Porém, é de recordar que a jura de Bava sobre o desconhecimento destes investimentos choca com as práticas que a operadora tem mantido nos últimos anos: Entre 2001 e 2013 a PT investiu mais de cinco mil milhões de euros em dívida de curto prazo do grupo Espírito Santo, segundo um apanhado feito pelo “Económico”, sendo que Zeinal Bava era máximo responsável pela PT ou pelas finanças da PT, em dez desses anos. Mesmo desconhecendo os empréstimos de 2014, certo é que Bava sempre esteve presente neste tipo de empréstimos aos Espírito Santo.

Mas se o foco de toda a questão ainda está na Portugal Telecom, a empresa quer agora reorientá-lo para outros lados: segundo o “Expresso Diário” de ontem, a PT está a ponderar processar o Banco Espírito Santo. Em causa está o facto do BES ter recomendado os investimentos em papel comercial da Rioforte e da Espírito Santo International – ou seja, o banco da família recomendou investir nos ramos não financeiros da mesma família. E a PT aceitou.

in: Jornal i, 17 Julho 2014

Comentar

Please log in using one of these methods to post your comment:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: