Saltar para o conteúdo

Equipa da Oi em Lisboa para ver contas da PT

Administrador financeiro da PT concentrado na fusão

Os accionistas da Oi enviaram uma equipa para Lisboa para, segundo a revista brasileira Veja, “passarem a pente fino” as contas da operadora. É mais um sinal de pressão dos brasileiros sobre a administração liderada por Henrique Granadeiro.

Questionada pelo i, fonte oficial da PT preferiu não fazer comentários sobre a questão. Ao que o i apurou junto de fontes da PT, a chegada da equipa da Oi liderada por Bayard Gontijo, director de Finanças e Operações da operadora brasileira, é vista como uma “ajuda na procura de soluções” para o problema criado pelo investimento de cerca de 900 milhões de euros em dívida do Grupo Espírito Santo. Tal investimento não terá sido comunicado previamente aos accionistas brasileiros, que detêm 10% da PT.

A operadora brasileira está a absorver os activos da PT, dando em troca pouco mais de um terço do seu capital aos accionistas do ex-monopólio português – fatia que pode cair para 20% caso o GES, através da Rio Forte, não pague o que deve. A decisão da Oi surge depois de o Banco Nacional de Desenvolvimento Económico (BNDE) ter classificado os empréstimos da PT ao GES como abaixo de “padrões mínimos de boa governança”. Luciano Coutinho, presidente do BNDE, afirmou ontem a sua confiança no sucesso da fusão PT/Oi, embora tenha afirmado que o investimento pode “mudar os termos” do acordo.

Entretanto, Luís Pacheco de Melo, administrador financeiro da PT, demitiu-se dos cargos que acumulava nas subsidiárias, mantendo a posição de CFO da holding da operadora. A demissão da PT Portugal e da AfricaTel ocorreu para o gestor se concentrar a 100% na resolução do caso GES e na salvação do acordo com a Oi, segundo garantiu ontem a PT em comunicado oficial.

in: Jornal i, 12 Julho 2014

Anúncios

Comentar

Please log in using one of these methods to post your comment:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: