Skip to content

Equipa da Oi em Lisboa para ver contas da PT

Administrador financeiro da PT concentrado na fusão

Os accionistas da Oi enviaram uma equipa para Lisboa para, segundo a revista brasileira Veja, “passarem a pente fino” as contas da operadora. É mais um sinal de pressão dos brasileiros sobre a administração liderada por Henrique Granadeiro.

Questionada pelo i, fonte oficial da PT preferiu não fazer comentários sobre a questão. Ao que o i apurou junto de fontes da PT, a chegada da equipa da Oi liderada por Bayard Gontijo, director de Finanças e Operações da operadora brasileira, é vista como uma “ajuda na procura de soluções” para o problema criado pelo investimento de cerca de 900 milhões de euros em dívida do Grupo Espírito Santo. Tal investimento não terá sido comunicado previamente aos accionistas brasileiros, que detêm 10% da PT.

A operadora brasileira está a absorver os activos da PT, dando em troca pouco mais de um terço do seu capital aos accionistas do ex-monopólio português – fatia que pode cair para 20% caso o GES, através da Rio Forte, não pague o que deve. A decisão da Oi surge depois de o Banco Nacional de Desenvolvimento Económico (BNDE) ter classificado os empréstimos da PT ao GES como abaixo de “padrões mínimos de boa governança”. Luciano Coutinho, presidente do BNDE, afirmou ontem a sua confiança no sucesso da fusão PT/Oi, embora tenha afirmado que o investimento pode “mudar os termos” do acordo.

Entretanto, Luís Pacheco de Melo, administrador financeiro da PT, demitiu-se dos cargos que acumulava nas subsidiárias, mantendo a posição de CFO da holding da operadora. A demissão da PT Portugal e da AfricaTel ocorreu para o gestor se concentrar a 100% na resolução do caso GES e na salvação do acordo com a Oi, segundo garantiu ontem a PT em comunicado oficial.

in: Jornal i, 12 Julho 2014

Anúncios

Comentar

Please log in using one of these methods to post your comment:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: