Skip to content

Passos reclama louros por melhorias da era de Sócrates

Redução da pobreza citada por Passos foi obtida em 2007-11

Passos Coelho reclamou ontem para o seu governo ganhos dos anos de governação de José Sócrates. O primeiro-ministro aproveitou a divulgação do relatório encomendado pelo seu próprio executivo à OCDE para concluir que “Portugal conseguiu abrandar os efeitos da crise na população mais desfavorecida” e que “a taxa de pobreza diminuiu”. Infelizmente para Passos, o relatório da OCDE confirma que, realmente, a taxa de pobreza em Portugal caiu, mas apenas no período entre 2007 e 2011.

“Entre 2007 e 2011, Portugal experimentou o segundo maior declínio nas desigualdades de rendimento, medidas pelo coeficiente de Gini. Contudo, as melhorias na distribuição dos rendimentos concentraram-se apenas no período entre 2007 e 2009”, salienta o relatório da OCDE. O mesmo ocorreu com a taxa de pobreza: “A taxa de pobreza relativa também esteve em queda neste período.” Segundo os dados citados pela organização, entre 2007 e 2011, período em que a cadeira de primeiro-ministro foi quase integralmente ocupada por Sócrates, a taxa de pobreza em Portugal caiu quase dois pontos – segunda melhor performance entre os 31 países da OCDE.

Já no período subsequente, entre 2009 e 2012, a OCDE mostra que os portugueses no escalão mais baixo de rendimentos (a organização dividiu os rendimentos em dez escalões) foram os quartos mais castigados, com quebras nos rendimentos superiores a 5%, menos que os residentes em Portugal que foram incluídos no sétimo escalão mais alto de rendimentos.

Passos Coelho falou ainda da hipótese levantada pela OCDE de avançar com um desagravamento fiscal de IRS e da taxa social única que beneficiaria o rendimento disponível dos trabalhadores. Aqui, Passos já não fez elogios, apenas chutou para canto: “Falar sobre impostos agora só criaria instabilidade.”

in: Jornal i, 9 Julho 2014

Anúncios

Comentar

Please log in using one of these methods to post your comment:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: