Skip to content

TAP fecha Dezembro com 44% de quota no trimestre e mais de 40% em todo o ano

A TAP conseguiu reforçar a sua quota de mercado nos aeroportos nacionais ao longo de 2012, quebrando desta forma a tendência de perda que se vinha sentindo desde 2009 devido à concorrência das companhias baixo custo.

Entre Outubro e Dezembro do ano passado, a TAP terá conseguido mais de 44% de quota global em termos de passageiros nos principais aeroportos portugueses – Lisboa, Porto, Funchal e Faro –, valor que compara com os 42,5% conseguidos em igual período de 2011 e os 42,9% do final de 2010, segundo cálculos do i tendo por base os relatórios estatísticos de passageiros elaborados pelo Instituto Nacional de Aviação Civil (INAC). Já as maiores companhias de baixo custo presentes nestes aeroportos viram a sua quota de mercado em termos de passageiros cair de 28,4% no último trimestre de 2011 para 27,2%. As companhias de baixo custo consideradas são a easyJet, a Vueling, a Ryanair, a Transavia, a Monarch, a Air Berlin e a Thomsonfly.

Já olhando para o período entre Janeiro a Dezembro de 2012, a TAP terá conseguido uma quota a rondar os 40,4% nestes quatro aeroportos, mais de um ponto percentual acima do que tinha registado em 2011. Os cálculos do i cruzam as quotas de cada companhia em cada aeroporto com o total de passageiros registados nessas infra-estruturas. Enquanto a TAP recuperou quota ao longo de 2012, de cerca de 39,3% em 2011 para os 40,4% de 2012, já as maiores low cost presentes em Portugal sentiram o inverso: depois de quase três anos a conquistar espaço, a quota do conjunto destas companhias passou de perto de 29,2% entre Janeiro e Dezembro de 2011 para perto de 27,3% durante o ano passado. Em termos de comparação, é de salientar que a TAP fechou 2009 com cerca de 40,7% de quota em passageiros, contra os 24,1% das low cost. No ano seguinte estes valores já estavam em 39,3% e 27,4%, respectivamente.

A tendência de recuperação da quota global da TAP Portugal foi sendo sentida ao longo de todo o ano de 2012, com a empresa a superar em todos os trimestres os números que tinha registado em 2011, impondo desta forma perdas de quota às companhias de baixo custo. Este foi o ano em que a companhia aérea portuguesa bateu também o seu recorde de passageiros transportados num ano, conseguindo 10 185 722 passageiros, graças a uma subida de 4,4% neste indicador.

Lisboa ajuda, Porto com sinal misto Em termos desagregados, foi no aeroporto de Lisboa que a TAP conseguiu melhores ganhos de quota durante o ano passado. Na Portela, e tanto no primeiro como no último trimestre de 2012, a TAP conseguiu superar os 60% de passageiros registados, isto quando o valor trimestral mais alto que tinha registado até então, e desde o início de 2009, era de apenas 59%. Também a easyJet registou uma boa evolução ao longo do ano passado em Lisboa (ver ao lado), muito graças ao lançamento da sua base na Portela em meados do ano.

Já no Sá Carneiro a companhia portuguesa apresentou durante 2012 sinais totalmente contraditórios. Por um lado, e tanto no primeiro como no último trimestre do ano, conseguiu 29% de quota, o valor mais alto desde o início de 2011. Por outro lado, contudo, e nos dois trimestres entre Abril e Setembro, registou os valores mais baixos de sempre em termos de quotas, com 27% e 26% no segundo e no terceiro trimestre.

Indiferente a esta evolução mista da TAP no Sá Carneiro manteve-se a Ryanair. A companhia low cost tornou-se a maior transportadora do aeroporto do Porto durante o último trimestre de 2010, quando ultrapassou a TAP com os 36% de quota conseguidos nesse período. A Ryanair fechou o último trimestre de 2012 com 39% de quota, valor idêntico ao registado pela transportadora de baixo custo nos últimos três meses de 2011. Apesar disto, é de notar que nos restantes trimestres de 2012 a Ryanair ultrapassou as quotas que tinha conseguido ao longo de 2011.

in: Jornal i, 7 Fevereiro 2013

Anúncios

Comentar

Please log in using one of these methods to post your comment:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

w

Connecting to %s

%d bloggers like this: