Saltar para o conteúdo

Transportes públicos voltam a aumentar em Janeiro. Mil rescisões à vista

As empresas públicas de transportes vão cortar mais 1073 postos de trabalho no próximo ano, elevando assim para 3280 as saídas destas empresas desde o início de 2011. No total, e entre Janeiro do ano passado e Dezembro do próximo ano, estas empresas terão reduzido 20% o total de colaboradores.

Os 16 400 trabalhadores com que estas empresas – Metro de Lisboa, Metro do Porto, Refer, CP, Carris, STCP ou Transtejo – iniciaram 2011 passarão a cerca de 13 100 até ao final de 2013, em mais um esforço do sector para atingir o equilíbrio operacional, tal como é exigido pela troika.

A crise em que Portugal está mergulhado, assim como os sucessivos aumentos dos tarifários levados a cabo pelo governo, levaram a uma quebra de 14% no total de passageiros transportados pelas empresas de transporte no país no primeiro semestre do ano – cerca de menos 50 milhões de clientes.

Depois de em Agosto de 2011 o executivo PSD/CDS ter decidido aumentar 15% as tarifas médias dos transportes, estas voltaram a subir em Fevereiro deste ano mais 5% em média, tendo os aumentos sido bastante superiores em alguns títulos. Já para 2013, e por enquanto, o governo estima avançar com um aumento em linha com a inflação esperada para o próximo ano, ou seja 1% segundo o Orçamento do Estado para 2013.

Além da evolução das tarifas de passageiros, o governo avançou recentemente com uma redução de 15% nas tarifas praticadas no transporte ferroviário de mercadorias, numa tentativa de o tornar mais atractivo. Ainda ao nível ferroviário, o fecho das linhas de passageiros mais deficitárias da CP já levou a uma poupança de 18 milhões de euros para a empresa.

in: Jornal i, 23 Outubro 2012

Anúncios

Comentar

Please log in using one of these methods to post your comment:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: