Cavaco Silva promulgou esta terça-feira o diploma que define os moldes da privatização da TAP, aprovado inicialmente pelo governo a 2 de Agosto. O diploma prevê uma operação de venda em duas fases, uma através de aumento de capital e outra através de venda de acções, mantendo ainda parte do capital da empresa reservado aos trabalhadores da TAP que estejam interessados.
A promulgação do diploma foi confirmada ontem por fonte oficial da Presidência da República. A privatização da companhia aérea portuguesa prevê a venda não só do ramo de transporte aéreo, mas também de todas as subsidiárias, incluindo o ramo de manutenção no Brasil, uma das apostas de Fernando Pinto, líder da TAP, mais criticadas pelos seus trabalhadores.
O governo quer concluir a venda da transportadora aérea ainda este ano, tendo o prazo para a apresentação das propostas iniciais terminado na última semana – as propostas finais terão de ser entregues ainda durante Outubro, segundo noticiou o “Diário Económico”. Mas se os interessados chegaram a uma dezena antes de ser conhecido o memorando de informação preparado pelo governo, assim que este foi estudado pelos interessados, apenas três investidores avançaram com uma oferta inicial, e só um tem rosto por enquanto.
Germán Efromovich, dono da companhia colombiana AviancaTaca, foi ontem apontado como um dos investidores que fez chegar uma proposta pela TAP ao governo. Apesar de a sua companhia aérea ter comunicado anteontem que “não está interessada e não está a participar directamente” neste processo, Efromovich deverá avançar com uma proposta através da sua holding, o grupo industrial Synergy, com interesses tanto na aviação (60% da AviancaTaca, entre outras companhias) como na exploração petrolífera ou redes de telecomunicações. Ontem foi noticiado que o empresário de tripla nacionalidade – colombiana, brasileira e boliviana – já contratou um escritório de advogados em Portugal para preparar a oferta.
melhor mês de sempre A TAP anunciou ontem que transportou 1,07 milhões de passageiros em Agosto, número que bate o recorde de tráfego da empresa num mês e que reforça a expectativa de um “resultado equilibrado” em 2012, segundo o comunicado da companhia aérea. Em comparação com Agosto de 2011, o total de passageiros transportados pela TAP cresceu 3%.
Já entre Janeiro e Agosto, a companhia nacional atingiu os 6,8 milhões de passageiros, o que representa um aumento de 3,8% face a igual período do ano anterior. Segundo a empresa, “esta prestação contribui para melhorar os resultados registados no primeiro semestre, permitindo manter a expectativa de que a TAP venha a atingir um resultado equilibrado”.
in: Jornal i, 20 Setembro 2012