Saltar para o conteúdo

Emprego de pessoas com deficiências. Um mundo de mitos que a realidade desmistifica

Algumas ideias preconcebidas sobre a vida laboral, a produtividade e a progressão na carreira das pessoas com deficiências ou incapacidade (PCDI) chocam com a realidade observada pelos próprios trabalhadores e pelas chefias das empresas onde trabalham, pelo menos nas organizações com mais de 100 trabalhadores. Esta é uma das conclusões do estudo “O emprego das pessoas com deficiências ou incapacidade – Uma abordagem pela igualdade”, do Gabinete de Estudos e Planeamento (GEP) do Ministério da Segurança Social, agora divulgado pelo governo a pedido do grupo parlamentar do PSD.

Com o objectivo de “caracterizar o acesso e a participação das pessoas com deficiências ou incapacidade no mercado de trabalho em Portugal Continental, nomeadamente nas empresas com 100 ou mais trabalhadores”, o estudo começa por lembrar que, “dadas as características da amostra”, esta só é representativa para o universo das grandes empresas, “não sendo pois possível serem inferidos resultados para o total das empresas/organizações, até porque a maioria do sector empresarial português é constituído por PME”.

O trabalho estabelece de início o retrato das PCDI e da evolução da sua empregabilidade, que entre 1998 e 2008 cresceu 26%, contra o crescimento de 7,7% na empregabilidade geral. Neste crescimento salienta-se o salto dado pelas mulheres (+75,6%), “alterando substancialmente a relação de masculinidade observada em 1998, que passou de 70,2% (H) e 29,8% (M) para 58,3 % e 41,7% em 2008”. [Ler mais]

in: Jornal i, 15 Fevereiro 2012

Anúncios

Comentar

Please log in using one of these methods to post your comment:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: