Saltar para o conteúdo

Empresas públicas com impacto de 1,3 mil milhões no défice até Setembro

As empresas públicas que agora entram para as contas da administração central provocaram um défice de 546,2 milhões de euros nas contas públicas só no terceiro trimestre do ano passado, elevando assim para 1,39 mil milhões de euros o défice total acumulado por estas empresas entre Janeiro e Setembro de 2011. Este valor equivale a 15,6% do défice total acumulado pelo Estado no período – de 8,63 mil milhões de euros.

O défice no terceiro trimestre do ano passado das empresas em questão foi 17,7% mais elevado que o apurado para o mesmo conjunto de empresas no segundo trimestre de 2011, dando a ideia de que as contas das empresas se continuam a deteriorar, pois já do primeiro para o segundo trimestre de 2011 tinha sido registado um agravamento de 22,4%. Analisando os gastos das empresas só com juros, a conclusão também aponta nesse sentido.

De Janeiro a Março, as empresas públicas reclassificadas começaram por provocar um rombo trimestral nos bolsos dos contribuintes de 379 milhões de euros, valor que no trimestre seguinte passou para 463,9 milhões de euros e no terceiro trimestre de 2011 passou para 546,2 milhões de euros, segundo números desagregados do Instituto Nacional de Estatística (INE) avançados pelo gabinete do ministro adjunto e dos Assuntos Parlamentares, Miguel Relvas. Assim, e no total dos três trimestres, o contributo para o défice público destas empresas foi de 1,39 mil milhões de euros, quase tanto quanto custaram aos contribuintes em todo o ano de 2010: 1,57 mil milhões. [Ler mais]

Comentar

Please log in using one of these methods to post your comment:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: