Saltar para o conteúdo

Future Wealth. Um produto ao seu serviço para antecipar grandes tendências

Santander lança novo conceito de produto para possibilitar aos clientes o investimento em novas tendências e na próxima geração de empresas-líderes, complementando estratégias tradicionais de investimento.

in: Público, 13 novembro 2021

Num mundo em rápida aceleração e transformação, com um ritmo de adopção e disseminação de tendências cada vez mais difícil de prever, as oportunidades e os riscos surgem de todo lado. Qual vai ser a «next big thing»? Uma pergunta cuja resposta encerra em si um potencial de retorno imenso. Recuando quatro ou cinco anos, quem não desejaria ter investido na Tesla ou na Netflix?… Sim, são exemplos óbvios. Mas como estes, há muitos outros. Podíamos falar de uma DexCom, Align Technology, Exact Sciences, Abiomed ou até da Domino’s Pizza… Os exemplos são tantos que, ao ritmo actual, parece impossível ficar atento a tudo.

Se até há pouco tempo, quatro ou cinco anos era um prazo relativamente curto para a evolução de uma tendência ou inovação, abrindo uma janela temporal suficiente para os investidores se irem posicionando, agora tal prazo é uma eternidade. O avião demorou 70 anos a chegar a 50 milhões de pessoas, o smartphone apenas 12, o PayPal meros cinco anos e o Instagram menos de dois. Num mundo a mudar a esta velocidade, quando se repara numa empresa, já ela é uma gigante; quando se dá por um novo activo, já ele «explodiu» da fase embrionária para a fase de «consolidado». A acompanhar este ritmo, houve também uma explosão de informação especializada que, apesar de querer facilitar a vida ao investidor, só a veio complicar mais, inundado em cada vez mais informação.

Foi a pensar em toda esta complexidade de um mundo que hoje apresenta tanto de desafiante como de potencial de retorno, que o Santander decidiu criar uma solução específica para ajudar os seus clientes a lidar com todos estes novos paradigmas, o Santander Future Wealth (SFW), produto feito especificamente para identificar tendências e a próxima geração de empresas líderes e que visa complementar as estratégias tradicionais de investimento com tendências de longo prazo e uma abordagem global. Uma resposta ajustada aos novos tempos preparada por um banco já de si reconhecido pelas suas soluções globais e flexíveis, desenhadas para ajudar um investidor na gestão do seu património. O Santander Future Wealth (SFW) é um produto financeiro para rentabilizar as poupanças, com benefícios fiscais, cobertura de morte ou acidente e flexibilidade no investimento.

Gestão dos investimentos 

No centro do SFW, está um Comité de Investimento Temático criado pelo Santander e que reúne as várias áreas do grupo especializadas em investimento, tendo este comité a função de acompanhar «de forma permanente a evolução das tendências e empresas já incluídas no SFW e perscrutar o panorama socioeconómico em busca de novas ideias “investíveis”», explica Nuno Henriques, CEO da Santander Asset Management em Portugal.

A visão global, multitemática e com várias especialidades dentro de si que o Santander dotou o SFW, «traduz-se num mundo de oportunidades e benefícios» para o cliente, onde «a selecção de fundos que integram a carteira do SFW traduz-se numa mais-valia», assegura o responsável. «Trata se de uma carteira muito diversificada e dinâmica que visa maximizar o binómio rentabilidade – risco», sintetiza.

Este novo produto do Santander quer simplificar o acesso dos clientes ao complicado mundo das tendências emergentes, de modo a melhor complementarem os seus portefólios. «Na actual conjuntura assistimos a mudanças a todo o momento quer a nível social como tecnológica e ambiental e existe uma necessidade cada vez maior de complementar os portefólios com estratégias focadas em empresas empreendedoras e inovadoras com potencial de liderança. 

A solução do Santander, que na sua componente de fundo de investimento está disponível para clientes de private banking e na vertente Seguro Financeiro Future Wealth está aberto a todos os clientes Santander, procura ir além da tradicional oferta que os investidores têm tendencialmente ao seu dispor. Este produto especializado é um passo decisivo do Santander em consolidar a sua posição de parceiro de eleição nas novas tendências. O SFW, como aliás qualquer seguro financeiro, tem uma fiscalidade mais favorável a partir do 5.º ano (80%) e 8.º ano (40%).

O Future Wealth é um «fundo de fundos, passivos ou activos, com um universo de investimento temático internacional, direccionado para clientes que queiram procurar oportunidades em empresas com maior potencial de liderança e valorização no mercado», sintetiza o líder do Santander Asset Management Portugal. «Queremos que os nossos clientes tenham acesso a um mundo novo de oportunidades de crescimento com investimento diversificado em três grandes temas do futuro: meio-ambiente, demografia e hábitos de consumo e desenvolvimento de novas tecnologias.»

Grande potencial, grande responsabilidade

Com uma equipa de especialistas na base da sua construção, o Santander Future Wealth procura em todas estas três grandes áreas as inovações que trarão consigo as melhores oportunidades de futuro, expondo-se a fundos altamente diversificados, tanto em activos como em estratégias de gestão, de modo capturar as megatendências de crescimento, adicionando, sempre que necessário, novos fundos que sejam identificados como tendo uma relação ideal entre risco-retorno.

No entanto, e tratando-se de identificar megatendências e de antecipar grandes movimentos de mercado, este é um produto onde a postura mais aconselhada é a de médio e longo-prazo, forma de mitigar os riscos de realização de menos-valias, dado que os mercados financeiros atravessam frequentemente períodos de maior volatilidade. Uma oferta que é, portanto, pensada para complementar um leque de investimentos.

De facto, no mundo do investimento, o grande potencial anda sempre de mão dada com o risco, pelo que o Santander Future Wealth foi pensado para clientes de «perfil de risco agressivo, que queiram diversificar a sua carteira de investimentos através do investimento no mercado de acções em temas muito actuais e do futuro, dispostos a assumir a volatilidade que existe neste tipo de activos», sublinha Nuno Henriques. 

Mas apesar de pensado para um cliente específico, com apetite pelo risco, certo é que a novidade que o SFW trouxe à oferta tradicional tem tido bastante reflexo na sua aceitação pelo mercado, com uma adesão «excelente», já que os clientes do Santander «têm vindo a entender a mensagem que queremos passar e as mais-valias do produto», conclui o CEO do Santander Asset Management Portugal.


O Santander Future Wealth é um produto financeiro complexo e pode implicar a perda de parte do capital investido e proporcionar rendimento nulo ou negativo. A presente informação tem natureza publicitária, não constitui uma proposta contratual e não dispensa a consulta da informação contratual e pré-contratual legalmente exigida, a qual poderá ser obtida no Banco Santander.

Comentar

Please log in using one of these methods to post your comment:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: