CEO da CGD mantém salário do BPI e fica aquém de Ulrich e Vieira Monteiro

Domingues vai manter salário que auferia no BPI, abaixo dos valores pagos a Ulrich e Vieira Monteiro. Amado e Stock da Cunha receberam 385 mil euros

in: Dinheiro Vivo, 18 outubro 2016

25988649_21314069-1060x594

O salário anual previsto para o novo presidente da Caixa Geral de Depósitos (CGD) será de 423 mil euros anuais, apontou esta tarde Mário Centeno no parlamento. Este valor significa que António Domingues vai manter a mesma remuneração fixa que recebeu enquanto vice-presidente do BPI ao longo de 2015.

A remuneração de Domingues ficará assim aquém da recebida pelo seu antigo presidente, Fernando Ulrich, que ao longo do ano passado recebeu 462 mil euros de remuneração fixa no BPI. De resto, e em comparação com as práticas dos restantes bancos mais significativos presentes no mercado português, o novo CEO da CGD ultrapassa apenas o salário de Nuno Amado e Stock da Cunha, respetivamente CEO do BCP e Novo Banco em 2015 – que receberam cerca 385 mil euros de salário anual.

O ministro das Finanças, hoje a ser ouvido na comissão parlamentar de Orçamento, Finanças e Modernização Administrativa, revelou que o presidente da Caixa Geral de Depósitos vai ganhar 423 mil euros anuais no banco público.

Apesar da remuneração fixa prevista para António Domingues ser idêntica à que recebeu do BPI ao longo de 2015, a verdade é que no final das contas o novo CEO da CGD até poderá ficar a perder face ao enquadramento contratual que tinha no BPI.

No ano passado, e além dos 423 mil euros de remuneração fixa, Domingues recebeu ainda 112 mil euros de remuneração variável – relativa ao ano de 2013 – e outros seis mil euros à conta de diuturnidades. Ou seja, mais de 540 mil euros.

Contudo, e já em comparação com o seu antecessor, José de Matos, o salário fixo do novo CEO da CGD implica um aumento superior a 80% na folha de vencimentos, já que o ex-CEO do banco público auferia 16,5 mil euros mensais – 232 mil euros no total dos 14 vencimentos do ano.

Ulrich e Vieira Monteiro lideram

Olhando para os relatórios e contas de 2015 das principais instituições bancárias presentes em Portugal, conclui-se que o novo salário do CEO da CGD ficará aquém dos recebidos pelo presidente do Santander Totta e do BPI.

Ao longo de 2015, Fernando Ulrich recebeu 462 mil euros de remuneração fixa, a que se somaram 122,7 mil euros de variável e mais 7,6 mil euros em diuturnidades. Quanto a Vieira Monteiro, CEO do Santander, recebeu 568 mil euros de remuneração anual fixa, além de 225 mil euros em variáveis.

Já no BCP, a remuneração fixa de Nuno Amado foi de 385,16 mil euros anuais em 2015, sendo que o banco não pagou quaisquer importâncias a título de remuneração variável. Estes valores estão em linha com o que foi pago a Stock da Cunha, que liderou o banco intervencionado Novo Banco ao longo do ano passado, tendo recebido 384 mil euros anuais.

Advertisement

Comentar

Please log in using one of these methods to post your comment:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s