Saltar para o conteúdo

Conselho das Finanças Públicas prevê dívida pública acima da meta do governo

Receita fiscal continua a compensar falhas do plano de ajustamento delineado pelo executivo

Portugal chegou a Setembro de 2014 com um crescimento do PIB em linha com o estimado (1%), uma subida assente “no entanto, num maior contributo da procura interna”. Assim, “a taxa de crescimento do PIB real em 2014” deverá situar-se entre “0,9% e 1,0%, ligeiramente abaixo ou em linha com a estimativa” das Finanças presente no Orçamento para 2015, diz o Conselho das Finanças Públicas (CFP) no relatório ontem divulgadosobre a evolução da economia até Setembro de 2014.

“Com base na informação disponível relativa aos meses de Outubro e Novembro, o  cumprimento do défice ajustado previsto para 2014 em termos absolutos parece exequível”, prevê ainda o CFP, que, todavia, chama a atenção para o facto de, se tanto o PIB como o défice estarem em linha com o anunciado, isso só ocorre porque nada mais corre como previsto.

Segundo o CFP, “a procura interna passou a ser o motor de crescimento em 2014” – salto de 2,3% contra os 1,4% previstos –, já que houve “uma redução do contributo da procura externa líquida”, culpa de uma subida inferior nas exportações à desejada pelo governo (2,6% contra 3,7%) e do salto das importações decorrente do aumento do consumo (6% contra 4,7%).

A salvar a face das contas do executivo estão os impostos: o governo prometeu não aumentar a receita fiscal mais de 3,5% este ano, mas até Setembro estava a retirar mais 6,7% em receita fiscal que em 2013 – mais 1350 milhões de euros.

Com as metas cumpridas por caminhos diferentes dos delineados por Maria Luís Albuquerque, os objectivos do governo para a dívida pública continuam a sair furados: em Setembro era de 131,4% e, diz o CFP, “no final de 2014 prevê-se que o rácio da dívida pública tenha ficado acima da meta de 127,2% do PIB”.

in: Jornal i, 21 Janeiro 2015

Anúncios

Comentar

Please log in using one of these methods to post your comment:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: