Saltar para o conteúdo

Venda do BPN rendeu 1,8% do custo já pago pelos contribuintes

BIC pagou 40 milhões. Contribuintes pagaram 2200 milhões

O buraco no BPN (Banco Português de Negócios) custou 2202,5 milhões de euros aos contribuintes só até 2013. O encaixe com a venda do banco ao BIC (40 milhões de euros) equivale a 1,8% da factura já assumida pelo Estado e que só vai engordar.

O pior ano foi 2012, quando o banco fundado pelo ex-secretário de Estado de Cavaco Silva Oliveira Costa representou para os contribuintes uma factura de 982,7 milhões de euros. No ano anterior, os encargos do Estado foram de 747 milhões de euros.

Já em 2013, os contribuintes foram chamados a pagar mais 472,9 milhões de euros, um valor que não é ainda definitivo, avisa o Tribunal de Contas (TdC) no relatório de acompanhamento da execução orçamental de 2013. O Tribunal salienta que o valor é “provisório” e “que poderá ser corrigido no parecer sobre a Conta Geral do Estado de 2013, bem como o total acumulado”. Mas a factura do BPN ainda está longe de fechada. Todos os anos o Estado vai continuar a ter que dedicar recursos para as sociedades que ficaram com o “mau” BPN, para estas pagarem juros à Caixa Geral de Depósitos. Por outro lado, nem todas as sociedades estão já contabilizadas.

A Parparticipada apresentava no final de 2012 “capitais próprios negativos de 203,6 milhões de euros, podendo vir a constituir, também, encargos significativos para o Estado”. Esta sociedade, que este ano vendeu o BPN Crédito mas que ainda detém o Efisa, poderá vir a ser integrada nas contas do Estado. “Seja pela via da capitalização da entidade, seja por perdas indirectas (por exemplo que a empresa não venha a pagar o empréstimo que contraiu junto da CGD, cujo montante ascendia a 90 milhões no final de 2012)”, explica o Tribunal de Contas.

in: Jornal i, 12 Agosto 2014

Comentar

Please log in using one of these methods to post your comment:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: