Para os investidores, Zon Optimus vale mais do que a Portugal Telecom

Grupo PT lidera em receitas, clientes e lucro, mas investidores acreditam mais no potencial da Zon Optimus. PT a cair desde que mudou de país

O negócio que a administração da Portugal Telecom (PT) levou a cabo, oferecendo-se para ser absorvida pela brasileira Oi, está aparentemente a passar factura na cotação da operadora, especialmente dado o enquadramento doméstico do negócio das telecomunicações. É que além da emigração da PT para o Rio de Janeiro, a empresa ainda enfrenta a quebra generalizada de receitas no sector, assim como um concorrente com um reforçado peso, a Zon Optimus (Zopt).

Esta conjugação de factores trouxe um início de ano atípico para o sector e em particular para a Portugal Telecom, cujo valor em bolsa foi ontem pela primeira vez superado por outra empresa do mesmo sector, precisamente a Zopt. Esta foi uma ultrapassagem gradual que evoluiu nos últimos seis meses e que só ontem foi confirmada: desde Julho, o valor da acção da Zon Optimus subiu mais de 40% ao passo que o da PT ficou-se pelos 7%, evoluções que determinaram a ultrapassagem ao longo do dia de ontem. Ao final do dia, os investidores avaliavam a Zopt em 2,8 mil milhões de euros, ao passo que a PT estava com uma capitalização bolsista a rondar os 2,7 mil milhões.

Comparação operacional   As duas empresas de telecomunicações continuam no entanto bastante distantes uma da outra em termos operacionais. O total de clientes da PT só em Portugal continua bastante acima do da Zon e Optimus, considerando apenas os principais mercados do sector: o negócio móvel e a televisão por subscrição.

A TMN contava com 7,8 milhões de subscritores no final de Setembro passado, valor que compara com os 3,4 milhões de clientes com cartões móveis da Optimus. E se a TMN até cresceu (+5,7% face a Setembro de 2012), a Optimus viu o total de clientes cair 3,5%, menos 123 mil. Já em termos televisivos, o Meo chegou a Setembro com 1,29 milhões de subscritores contra os 1,38 milhões da Zon. Tudo somado temos 9,1 milhões de clientes na TMN e no Meo contra menos de 4,9 milhões na Zon e Optimus.

Comparação financeira  Já em termos financeiros, ambas as empresas registaram quedas nas receitas, mas enquanto a PT encaixa 1,34 euros por cada euro que gasta (4 mil milhões de receita sobre 3 mil milhões de custos), a Zopt apresenta uma receita de 1,6 euros por cada euro de despesa (1084 milhões sobre 665 milhões). Ainda segundo as contas até Setembro de 2013, últimas disponíveis, a PT fechou o período com 305 milhões de lucro, incluindo operações internacionais, enquanto a Zopt ficou-se pelos 76,5 milhões.

in: Jornal i, 3 Janeiro 2013