Saltar para o conteúdo

Constantino, Clóvis e o Cristianismo

O cristianismo conquistou de forma súbita um lugar de destaque na cabeça do Império, conseguindo em pouco menos de 80 anos passar de “presa” a “predador”, tempo que decorreu entre a Grande Perseguição de Diocleciano (303 d. C.) e as perseguições de Teodósio a pagãos e judeus, caminho que também Graciano optou por seguir. “Toda a Igreja é por natureza conquistadora, porque crê estar na posse do absoluto. A Igreja cristã não podia ‘deixar que a verdade permanecesse na sombra’. A propaganda é uma necessidade vital. A propaganda pela força representa um perigoso escolho, mas é absolutamente fatal. Nenhuma doutrina consegue escapar a esta fascinação.”

O grande trampolim do cristianismo no seio do Império foi sem dúvida Constantino, pelo que importa revisitar brevemente a sua chegada ao lugar mais desejado de Roma. Em 305 d. C., Maximiano e Diocleciano abdicaram do cargo de Augustos, abrindo a porta para a subida dos seus Césares, Constâncio e Galério. Estes, nomeiam Severo e Maximiano Daia como sucessores. Contudo, esta segunda Tetrarquia mal chega a entrar em funções: Em 306, Constâncio morre e devia suceder-lhe Severo mas Constantino, filho de Constâncio, revolta-se alegando que o pai lhe disse que seria ele o sucessor. Com ele tem as suas tropas, que o nomeiam Augusto. A decisão de Constantino lança o caos no Império, que se prolongaria entre 306 e 312, período a que regressaremos adiante.

Bibliografia consultada e/ou recomendada:
Wook.pt - Declínio e Queda do Império Romano Wook.pt - A Queda de Roma e o Fim da Civilização Wook.pt - O Fim do Mundo Antigo e o Princípio da Idade Média

Trabalho para a disciplina de História Medieval – Política e Cultura. Nota final 16 valores

Consultar o trabalho completo: Constantino, Clóvis – Filipe Paiva Cardoso

Anúncios

Comentar

Please log in using one of these methods to post your comment:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: