O grupo TAP fechou as contas do terceiro trimestre do ano com um resultado positivo de 89,7 milhões de euros, mais 29% que o registo conseguido entre Julho e Setembro do ano passado. Assim, e considerando os 140 milhões de euros de prejuízo que a empresa obteve nos primeiros seis meses do ano, o grupo terá fechado as contas de Janeiro a Setembro com uma perda total de 50,3 milhões.
Olhando individualmente para os ramos de negócio da companhia, nota-se que o transporte aéreo foi bastante rentável entre Julho e Setembro, invertendo quase por completo as perdas que acumulou nos primeiros seis meses de 2012. Assim, se de Janeiro a Junho o transporte aéreo provocou perdas de 112 milhões nas contas do grupo, entre Julho e Setembro conseguiu um ganho de 102 milhões de euros, “o que traduz um aumento de 21% face aos 84,5 milhões apurados em igual período de 2011. Trata-se do melhor trimestre de sempre da história da TAP”, salienta a empresa numa nota a que o i teve acesso. Mas não foi só o transporte aéreo que melhorou a sua performance no terceiro trimestre, até porque a aviação é um sector muito afectado pela sazonalidade, sendo o período do Verão IATA (Abril a Outubro) por norma bem mais rentável para as companhias que o Inverno – fenómeno que aliás afecta a TAP pelo menos desde 1963, ano em que registou perdas de 48 mil contos no Inverno e lucro de 42 mil contos no Verão.
Negócios deficitários melhoram Segundo os números do último trimestre da companhia, a Groundforce fechou o período com um lucro de 1,1 milhões de euros, “uma melhoria de 84%” e que permite limpar quase metade dos 2,3 milhões de prejuízos obtidos no primeiro semestre. Já o ramo de manutenção no Brasil – a manutenção em Portugal está incluída no transporte aéreo –, e também entre Julho e Setembro, continuou no vermelho, reduzindo os prejuízos 12% no trimestre, para 13,7 milhões de euros, “continuando a trajectória de recuperação já evidenciada em 2011”. No final do primeiro semestre, este ramo registava perdas de 20,7 milhões de euros.
Com todas estas melhorias, o grupo TAP fechou o terceiro trimestre com um lucro de 89,7 milhões, valor que permite reduzir grande parte das perdas de 140 milhões obtidas entre Janeiro e Junho.
in: Jornal i, 8 Novembro 2012