Skip to content

Porto. Aumentos de Fevereiro roubam 2,3 milhões de passageiros

O metro do Porto fechou o primeiro trimestre do ano com menos 0,8% passageiros que o registado até Março de 2011. Este valor, porém, esconde duas realidades: em Janeiro, a procura subiu 3%, mas a partir de Fevereiro, data de entrada em vigor dos novos tarifários, a procura entrou em declínio. Em comparação com os mesmos meses de 2011, o Metro do Porto registou -2,5% e -2,8% de procura em Fevereiro e Março deste ano.

A quebra acentuada na procura a partir de Fevereiro é, aliás, comum aos operadores que já divulgaram dados sobre a procura, como se vê no gráfico.

Juntando os dados da procura do metro do Porto aos da Sociedade de Transportes Colectivos do Porto (STCP), já divulgados pelo i, conclui-se que desde que o governo decidiu reestruturar e aumentar os preços dos transportes este ano, o Grande Porto perdeu um total de 2,3 milhões de passageiros de transportes. Se em Janeiro Metro do Porto e STCP transportaram 13,86 milhões de utentes, contra os 13,89 milhões de 2011, em Fevereiro foram apenas 12,3 milhões contra 13,2 milhões do ano passado. Já em Março, as transportadoras registaram 13,9 milhões de passageiros, quando no mesmo mês de 2011 registaram 15,26 milhões.

Metro do Porto melhora Segundo os dados avançados pela Metro do Porto ao i, no primeiro trimestre do ano, a empresa conseguiu aumentar as receitas em 15%, ao mesmo tempo que cortou as despesas em 2,6%. Com estas variações a empresa conseguiu uma taxa de cobertura das despesas pelas receitas de 95,4%, quando no primeiro trimestre de 2011 esta taxa foi de 80,7%. Segundo Ricardo Fonseca, presidente da Metro do Porto, só em Março, “a cobertura situou-se nos 104%. O que, para nós, é motivo de imenso orgulho”, comentou ao i.

in: Jornal i, 28 Abril 2012

Anúncios

Comentar

Please log in using one of these methods to post your comment:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: