Saltar para o conteúdo

TAP. Fernando Pinto ganhou 359 mil euros em 2011, menos 14%

O presidente da TAP, Fernando Pinto, ganhou 359,1 mil euros em salários em 2011, valor que compara com os 420 mil euros anuais que o gestor recebia até meados de 2010, altura em que entraram em vigor as primeiras regras de reduções salariais para os gestores públicos. Já os restantes cinco administradores da empresa auferiram 239,4 mil euros cada durante 2011.

No total, a administração da TAP custou mais de 1,5 milhões de euros no ano passado, contra os 1,8 milhões de euros que custava antes de os cortes nas administrações das empresas públicas entrarem em vigor.

O valor em questão, contudo, diz apenas respeito aos vencimentos. Aos salários junta-se o pagamento do alojamento a quatro gestores da TAP– 85,2 mil euros anuais para cada, 7100 euros/mês –, assim como os encargos com benefícios sociais: perto de 30 mil euros por ano para Fernando Pinto, mas bem mais de 100 mil euros para outros quatro administradores da TAP.

Telemóveis A estes valores junta-se ainda um plafond de 9 mil euros anuais para gastos com telemóveis para cada gestor, 750 euros por mês.Apesar de o plafond ser imposto pelo próprio estatuto remuneratório da TAP, o CEO da empresa não conseguiu respeitar o valor máximo, tendo gasto 9513 euros em 2011.

É uma repetição do que já ocorreu em 2010, quando o líder da TAP gastou 9124 euros de telemóvel. Este ano, porém, vem referido na folha das remunerações auferidas pelos administradores da TAP que “o valor excedente é suportado pelo próprio”.

in: Jornal i, 27 Março 2012

Comentar

Please log in using one of these methods to post your comment:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: