Saltar para o conteúdo

TAP. De limões, à cerveja e toalhetes, cortes nos custos atravessam tudo

A TAP vai ser obrigada a compensar com outros cortes a excepção que conquistou junto do governo para não cortar salários aos trabalhadores. A transportadora nos anos mais recentes já foi colocando em prática uma série de medidas de redução de custos, medidas essas que agora serão ainda mais espremidas para pagar a “paz social” comprada junto do governo.

Uma das rubricas onde a TAP vai já buscar poupanças este ano, e que servirão para cumprir a redução de despesa acordada com o executivo, está nos custos do serviço de bordo, que a empresa estima reduzir em 10 milhões em dois anos.

Um projecto da direcção de Marketing da transportadora tem avançado com medidas para reduzir a carga dos aviões – e por consequência o consumo de combustível – ao nível dos produtos oferecidos pela empresa durante os voos. Como exemplo, e segundo a TAP, é apontado que só “com a eliminação de desperdícios de gelo, leite e rodelas de limão, a companhia poupa anualmente 120 mil euros e reduz em 217 toneladas o peso transportado nos aviões”. Se a isto “adicionarmos o ajuste de cargas na frota de longo curso (águas, sumos, cervejas, revistas, refrigerantes e vinhos), a reformulação do serviço de aperitivos e de toalhetes na classe económica, o acerto de equipamentos (trolleys, contentores e gavetas) e da carga de copos e porcelana na classe executiva, chegamos actualmente a uma redução de custos impressionante”, detalha a empresa. Só nestes detalhes a poupança ronda “os 613 mil euros por ano, correspondentes a uma economia de carga superior às 3000 toneladas e a menos 5000 toneladas de CO2.” No corte de dez milhões que a iniciativa quer, conta-se a poupança de 1,5 milhões em combustível. [Ler mais]

in: Jornal i, 9 Março 2012

Anúncios

Comentar

Please log in using one of these methods to post your comment:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: