Saltar para o conteúdo

Empresas públicas. Governo está a perder a guerra dos cortes salariais

A imposição de cortes salariais na Função Pública e aos trabalhadores das empresas do Estado é uma guerra com várias batalhas e ao longo deste ano são poucas as que têm corrido bem ao governo. Primeiro os trabalhadores dos CTT ganharam uma acção em tribunal em Janeiro contra os cortes, depois nove mil trabalhadores dos transportes anunciaram que tinham acção semelhante a decorrer em tribunal. Agora, chegam as excepções e os pedidos de igualdade entre os trabalhadores de diferentes empresas públicas.

Ontem, o ministério das Finanças confirmou a notícia do “Público” de ter aceite o pedido da TAP para ceder uma excepção aos trabalhadores da empresa ao nível dos cortes de 3,5% a 10% nos salários, já que a empresa vive num ambiente concorrencial e está em fase de privatização. Além da transportadora, também na CGD já está em vigor uma excepção, ainda que por omissão: o banco público, sem orientações da tutela, optou por não efectuar cortes nos salários de Janeiro e Fevereiro.

Agora, criadas as excepções, acumulam-se as exigências de tratamento igual. Ontem os trabalhadores da RTP fizeram saber que vão exigir para si o mesmo que foi dado aos colaboradores da companhia aérea. “Os fundamentos que haveria para aplicar na RTP o mesmo critério aplicado na TAP são óbvios”, defendeu a Comissão de Trabalhadores da estação pública em comunicado. A CT acrescentou que “as duas empresas têm um estatuto idêntico em termos de participação do Estado e uma situação idêntica em termos de confronto com a concorrência”. [Ler mais]

in: Jornal i, 8 Março 2012

Comentar

Please log in using one of these methods to post your comment:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: