Saltar para o conteúdo

Transportes. Aumentos e crise tiram 2,7 milhões de passageiros por mês

O desemprego, os aumentos sem paralelo nas tarifas, a contracção no rendimento disponível das famílias por via de aumentos fiscais, dos preços ou pela redução dos salários actualmente em curso…

As razões são mais que muitas e as empresas de transporte começam a sentir o seu impacto: desde Agosto, mês em que entraram em vigor os aumentos médios de 15% nas tarifas, as empresas de transportes começaram a sofrer uma quebra de 5% a 6% na procura mensal – cerca de menos 2,7 milhões de passageiros por mês –, segundo dados até Outubro recolhidos pelo i junto da Associação Nacional de Transportadores Rodoviários de Pesados de Passageiros (Antrop) e de algumas empresas públicas de transporte. Só a transportadora rodoviária de Lisboa, a Carris, está a registar quase menos um milhão de passageiros por mês desde os aumentos de 15%. A Carris transporta por ano cerca de 240 milhões de passageiros, e a tendência de quebra manteve-se em Novembro, segundo dados preliminares da empresa.

Cenário idêntico vive-se na Sociedade Colectiva de Transportes do Porto (STCP) e, neste caso, o impacto do aumento de 15% das tarifas é evidente. Segundo dados da empresa fornecidos ao i, entre Janeiro e Julho deste ano estava a assistir-se a um aumento na procura, com mais 3% de passageiros – incluindo o melhor mês de sempre em termos de procura, Maio. Depois disso, o declínio: “A partir de Julho de 2011 iniciou-se um decréscimo de procura face aos meses homólogos de 2010, tendo sido registado uma quebra de 3,5% em Agosto e cerca de 6% em Setembro e Outubro de 2011”, apontou fonte oficial da STCP. Estas quebras já invalidaram o crescimento registado no primeiro semestre e a empresa estima fechar o ano com uma quebra global de 1%.  [Ler mais]

in: Jornal i, 15 Dezembro 2011

Comentar

Please log in using one of these methods to post your comment:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: