Skip to content

Portugal na loja de penhores

“Lutarei com todas as forças para que isso [ajuda] não aconteça.” Sócrates voltou à fórmula: diabolizou supostos inimigos externos e é o salvador: “Ou eu ou o caos.” Discurso muito séc.XX mas não vamos por aí. To the point: o governo e a oposição estão dispostos a tudo para evitar que Portugal tenha ajuda, alegando que estão a defender os portugueses – “o menu do FMI é horrível” – e “a imagem do país”. Mas Krugman já nos chama “república das Bananas” e os investidores [os “inimigos” que há anos ajudam o Estado a pagar contas] já dão o caso como perdido.

Lá fora o diagnóstico está feito, por cá ainda se fala em vender ouro ou acelerar privatizações – há meses diziam que o “timing não é adequado” (e piorou) e agora vai tudo ao desbarato. Temos um bloco central que prefere o “tudo a qualquer preço” a ver o seu partido ligado ao pedido de ajuda. E temos os outros partidos que preferem esse “tudo” só porque a expressão “FMI” tem um efeito pavloviano nas suas cabeças. Mas depois de se fazer tudo, o que vai restar? Um país mais endividado, sem anéis e com mais problemas. É que chegámos ao ponto de Cavaco vetar uma auditoria às contas públicas e ninguém ficar escandalizado. Boa!

Escondam tudo. É assim mesmo! Qual homem com suspeita de cancro que não quer ver o diagnóstico. Esquece-se é que o cancro vai evoluir na mesma e quanto mais tarde for ao médico, pior. É que após este “tudo” sobra Zero. E por mais que se meta o défice em 0% com IVA a 50%, vamos ficar pior. E sem puder fazer nada. E aí sim, levaremos com um FMI bem agressivo – quimioterapia pesada só porque se tardou em assumir o problema.

PS – Sabia que tudo o que paga em IRS só serve para pagar juros aos mercados? Isto sim, os “inimigos” agradecem.

in Jornal i, 28 Março 2011

Anúncios

Comentar

Please log in using one of these methods to post your comment:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

w

Connecting to %s

%d bloggers like this: