A TAP fechou o último trimestre de 2011 com uma quota de 42,5% nos passageiros dos e para os principais aeroportos portugueses. Este valor compara com os 42,9% que a companhia detinha no período homólogo de 2010, segundo cálculos do i aos valores publicados nos relatórios estatísticos do Instituto Nacional de Aviação Civil (INAC).
Cruzando os totais divulgados pelo regulador sobre passageiros de cada infra-estrutura e as quotas individuais de cada companhia, conclui-se também que, se a TAP perdeu mercado no último trimestre de 2011, as cinco principais transportadoras low cost presentes no país ganharam. O conjunto destas companhias – Ryanair, easyJet, Monarch, Transavia e Thomsonfly – fecharam os últimos três meses de 2011 com 28,9% dos passageiros em Lisboa, Porto, Faro e Funchal, uma subida de um ponto percentual face ao final de 2010.
No quarto trimestre do ano passado, e segundo os números publicados pelo INAC, os quatro maiores aeroportos em Portugal registaram um tráfego a rondar os 5,7 milhões de passageiros, mais 1,38% que os 5,6 milhões dos últimos três meses de 2010. [Ler mais]
in: Jornal i, 7 Fevereiro 2012