Saltar para o conteúdo

A oligarquia do euro

A proposta para a nova união orçamental está repleta de erros que cedo irão passar factura.

1. Como sempre, os líderes da UE querem dar mais um passo de costas voltadas para os europeus. O objectivo deste acordo – intrusivo na soberania nacional – passa por ser ratificado sem referendo, isto apesar de estar previsto que tenha força de norma constitucional. Perguntar aos europeus o que acham disto? “Nada disso, o povo é burro.” Para todos os efeitos, e como os europeus nunca foram ouvidos devidamente, os seus líderes bem podem estar a decidir há anos coisas que 500 milhões de europeus nem querem – mas que é que isso interessa? O povo é burro.

2. Também grave é a continuação do erro de impor os custos de fracassos a quem não tem culpa se um governo falhar a meta de 0,5% ou 3% de défices, quem paga? O contribuinte, que arcará com “reformas estruturais” impostas por outros países. E responsabilizar os gestores maus e/ou criminosos? Era o que faltava! Isto quando é óbvio que, se os políticos fossem responsabilizados pelos seus erros, não estaríamos nesta crise. Com esta proposta o erro persiste: se o défice disparar com as PPP, auto-estradas sem sentido ou adjudicações aos amigos, o contribuinte paga. E quanto a responsabilizar os Passos Coelhos e os Sócrates da UE? Era o que faltava!

Agora adicione os erros, misture bem, e eis o menu: 26 líderes vão assinar um texto que não é para ser referendado, que não vai responder perante ninguém – nem CE nem Parlamento Europeu –, e que prevê que os europeus continuem a pagar pelos erros dos políticos que estão a impor um texto que ninguém pode contrariar [vide Cameron]… Não é estranho? Há uns tempos era capaz de jurar que vivia em democracia…

PS – Alguma vez viu uma manada a correr à velocidade do seu elemento mais rápido? Pois, mas é isso que Merkozy quer para a Europa: tudo à velocidade alemã. Que se lixe a teoria da manada.

in: Jornal i, 22 Dezembro 2011

Comentar

Please log in using one of these methods to post your comment:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: