Skip to content

A esquerda que não precisamos

A reestruturação da dívida é o cavalo de batalha de Bloco e PCP nestas eleições, partidos que pedem uma “renegociação rigorosa/imediata”, que estabeleça “novos prazos, juros e condições razoáveis”, num tom que faz parecer que são os mercados que devem a Portugal. O tema não é de somenos, mas não se pode olhar para ele como material panfletário, especialmente quando os economistas destes partidos sabem as implicações de avançar para uma reestruturação sozinhos [entenda-se, sem um amplo consenso europeu, mesmo que à força, tanto político e económico] – e sabem também que isso não atinge apenas “os mercados”, mas também os detentores de certificados.

Avançando com a renegociação isolada que Bloco e PCP querem, a consequência imediata é o Estado ficar sem acesso ao mercado – se não cumprimos o que acordámos, ninguém nos empresta, ou, a emprestarem, será a juros ainda mais altos. E, como o défice fica indiferente a isso, Portugal continuará com um défice alto e sem dinheiro para contas, pensões ou salários… E aqui o que fazemos? Recorremos aos malditos mercados a juros estúpidos para pagar os salários e pensões? A solução é essa ou cortar o défice para zero. De 9,1% para 0%. E, se cortar 2 pontos já é o que é em termos de austeridade, imagine-se do que falamos neste caso… Mas há mais.

Englobando a reestruturação da dívida no resto dos programas destes partidos, o colapso fica a um passo. Os partidos pedem aumentos de pensões e do salário mínimo, anulação dos cortes salariais… [Não que não concorde com as ideias, concordo, e muito.] Mas, cara esquerda, acham mesmo possível fazer tudo isto, renegociando a dívida, abdicando dos mercados e ainda cortar o défice para 0%? Reformulo: De que serve aumentar as pensões se só as conseguimos pagar até Março? Caro Bloco e PCP, os portugueses precisam de vocês, são os únicos partidos de esquerda que temos. Mas precisam de uma esquerda realista, com argumentos e soluções válidas. Rapidamente.

in: Jornal i, 14 Maio 2011

Anúncios

Comentar

Please log in using one of these methods to post your comment:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: