Skip to content

Transportes públicos sem aumentos pela primeira vez em 30 anos

O Governo decidiu hoje “não efectuar qualquer actualização nas tarifas de transporte público em 1 de Janeiro de 2009”, sendo esta a primeira vez em três décadas em que não existem aumentos nos preços dos transportes.

in: Jornal de Negócios, 19 dezembro 2008

Cada passageiro da Carris dá prejuízo de 17 cêntimos

O Governo decidiu hoje “não efectuar qualquer actualização nas tarifas de transporte público em 1 de Janeiro de 2009”, sendo esta a primeira vez em três décadas em que não existem aumentos nos preços dos transportes.

A manutenção dos preços dos transportes é uma medida que não agrada à Associação Nacional dos Transportadores Públicos Rodoviários (Antrop), que pedia “no mínimo”, uma actualização de 2,5% em 2009.

Em comunicado, o ministério das Obras Públicas salienta que “no cumprimento dos princípios que vêm sendo praticados desde 2006 resultantes do entendimento entre o Governo e a ANTROP relativamente ao mecanismo de actualizações tarifárias no transporte público é possível repercutir nos utilizadores de transporte público colectivo, os benefícios da redução do preço dos combustíveis verificada nos últimos meses”.

O Governo garante ainda que a manutenção dos preços nos transportes públicos não irá “colocar em risco as actualizações salariais para os trabalhadores do sector de acordo com as metas definidas para 2009 em sede de Concertação Social” e que também não afectam a capacidade das “empresas do sector fazerem face ao incremento de outros custos que pesam na sua actividade, designadamente os encargos financeiros”.

Posição contrária tem a Antrop, que já esta semana sublinhou que a não actualização dos preços vai “agravar ainda mais” a situação de um sector “descapitalizado”.

Já o Governo aponta que esta é uma decisão que “demonstra mais uma vez a forma responsável e equilibrada como trata as matérias sociais e económicas, agindo sempre que possível no sentido de não agravar o orçamento das famílias e garantir a estabilidade das empresas dando, ao mesmo tempo, um passo claro na promoção da utilização dos transportes públicos”.

Fontes ontem ouvidas pelo Negócios já antecipavam uma redução ou a manutenção dos preços dos transportes públicos, à conta de 2009 ser um ano marcado por várias eleições.

 

Anúncios

Comentar

Please log in using one of these methods to post your comment:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: