Governo compra 12 aviões militares por 270 milhões
O ministro da Defesa acaba de assinar um acordo de cooperação com o consórcio europeu EADS que, além do fornecimento de 12 aviões C-295 à Força Aérea Portuguesa, por 276 milhões de euros, prevê também um acordo de cooperação para a obtenção de certificações
in: Jornal de Negócios, 17 de fevereiro de 2006
O ministro da Defesa acaba de assinar um acordo de cooperação com o consórcio europeu EADS que, além do fornecimento de 12 aviões C-295 à Força Aérea Portuguesa, por 276 milhões de euros, prevê também um acordo de cooperação para a obtenção de certificações.
O contrato de compra dos aviões C-295, assinado hoje por Luís Amado, prevê um acordo de cooperação com o consórcio europeu EADS-CASA para que as empresas portuguesas da indústria aeronáutica consigam certificações que lhes permitam tornarem-se fornecedores ao nível internacional.
Com essas certificações as empresas nacionais da indústria aeronáutica poderão fornecer companhias como a Boieng ou a Airbus.
Os C-295 representam 460 milhões de euros de contrapartidas, disse Rui Neves, presidente da comissão permanente de contrapartidas, à margem da assinatura do contrato na Base Aérea de Sintra.
Deste valor, 50% revertem para a OGMA. Dos restantes 50%, 100 milhões de euros serão utilizados na criação de um gabinete de projectos certificado em Portugal e outros 100 em contratos de manutenção.